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Prezado Cliente,
 
É com satisfação que apresentamos a seguir o nosso Portfólio de Instrutoria Comportamental. Os títulos a seguir foram organizados por Eixos Temáticos e podem ser trabalhados em formatos de Cursos, Workshops e Palestras, de acordo com vossas necessidades.
 
I – TRABALHOS DESENVOLVIDOS:
EIXO – MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

  • EVENTO 1 – Gestão de Mudança e Transformação Cultural nas Organizações:
  • Os estágios da aprendizagem;
  • Os níveis de percepção;
  • Modelos Mentais;
  • Crenças; Posturas
  • Relações sociais;
  • Preconceitos e paradigmas;
  • O passo a passo da mudança;
  • O poder da escolha;
  • Resignificação dos valores
  • Alinhamento de expectativas.
  • EVENTO 2 – Criatividade – Como dinamizar sua Organização:
    • Criatividade X Inovação;
    • Etapas do Processo Criativo: Preparação, Incubação, Iluminação e Verificação;
    • Bloqueios Mentais do Processo de Criação;
    • Paradigmas e Crenças limitadoras;
    • Técnicas e exercícios para estimular a criatividade nas organizações;
    • Action Learning e outras ferramentas para solucionar problemas nas organizações.

 
EIXO COMUNICAÇÃO:

  • EVENTO 1 – O Instrutor Criativo – Formação de Facilitadores:
    • Aspectos históricos e o processo de formação de grupos;
    • Fases de um grupo e os papéis desempenhados pelos participantes;
    • Evolução e maturidade de um grupo;
    • O facilitador como educador;
    • Perfil de Competências do Instrutor Criativo;
    • Tipos de Treinamento de acordo com os objetivos a serem alcançados;
    • Andragogia X Pedagogia;
    • Indicadores da Ação Pedagógica;
    • Cuidados ao ministrar um Treinamento;
    • Como elaborar um Plano de Treinamento;
    • Autoconhecimento como base para preparação (Testes de autoavaliação).
    • Formas de Aprendizagem: Aprendizagem pela experiência, Conceitual, Simulada e Comportamental;
    • Tecnocreática: A Filosofia do Viver Criativo;
    • Vivências, Dinâmicas, Jogos e Vitalizadores: conceituando o que é cada uma dessas técnicas;
    • A.V – Ciclo de Aprendizagem Vivencial;
    • Comunicação Assertiva no Treinamento;
    • Lidando com comportamentos diversos dos participantes.
  • EVENTO 2 – Apresentações Definitivas:
  • Técnicas de apresentação de alto impacto;
  • Como elaborar um material visual correto;
  • Usando Mídias diversas na facilitação de conteúdos;
  • Diretrizes para facilitação;
  • Andragogia – Métodos para facilitar a aprendizagem de adultos;
  • Indicadores da Ação Pedagógica;
  • Tipos de Treinamento de acordo com os objetivos a serem alcançados;
  • Cuidados ao ministrar um Treinamento;
  • Como elaborar um Plano de Treinamento de acordo com o objetivo.
  • EVENTO 3 – Oficina de Comunicação:
  • A importância da Comunicação;
  • O Processo de Comunicação;
  • As barreiras mais comuns no Processo de Comunicação;
  • Ferramentas para superar essas barreiras;
  • O foco da Comunicação;
  • A Comunicação Interpessoal;
  • Identificando o seu Estilo de Comunicação (através de aplicação de Inventário Comportamental);
  • Identificando os referencias do interlocutor;
  • Tipos de personalidades x impactos no interlocutor;
  • Assertividade x passividade x agressividade;
  • Feedback:
    -O que é
    – Como fazê-lo ser uma Ferramenta de Liderança
    – O feedback como fator de desenvolvimento de relações eficazes
    – O feedback para desenvolver pessoas
  • O Processo de Feedback e sua importância para Liderar e fazer a Gestão de Desempenho;
  • Como dar um Feedback Fantástico! (Exercício prático).
  • EVENTO 4 – Oratória Básica:
    • COMUNICAÇÃO:
      • A essência da comunicação;
      • Pontos positivos e obstáculos à comunicação;
      • Etapas do processo de comunicação;
    • PÚBLICO:
      • Lidando com o medo de falar em público: aplicação da técnica de dessensibilização sistemática para desbloqueio;
      • Se adaptando ao tamanho do público: de 1 a …
      • Conhecendo e criando uma interação com o público;
  • APRESENTAÇÃO:
    • Organização e Planejamento;
    • Administrando o tempo;
    • Escolhendo o tema;
    • Elaborando um roteiro;
    • Checklist e Mapa Mental da Oratória;
  • RECURSOS DE APRESENTAÇÃO:
    • Como e quando utilizar os recursos áudio visuais (RAV);
    • Recursos de apoio;
  • TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO:
    • Gesticulação, movimentos, caminhar, olhar;
    • Comunicação verbal e não verbal (o corpo fala);
    • Voz: emissão, cuidados e exercícios;
  • APRESENTAÇÃO PESSOAL:
    • Expressão corporal;
    • Imagem pessoal;
    • Postura e fisionomia;
  • LINGUAGEM:
    • Vícios de linguagem;
    • Formal e informal;
    • Pronomes de tratamento.
  • EVENTO 5 – Oratória Avançada:
    • COMUNICAÇÃO:
      • A essência da comunicação;
      • Pontos positivos e obstáculos à comunicação;
      • Etapas do processo de comunicação;
      • Auto-avaliação do estilo de comunicação: aplicação de teste;
  • PÚBLICO:
    • Lidando com o medo de falar em público: aplicação da técnica de dessensibilização sistemática para desbloqueio;
    • Se adaptando ao tamanho e tipo do público;
    • Conhecendo e criando uma interação com o público;
    • Como lidar com comportamentos diversos e reações do público;
    • Como lidar com jornalistas e a mídia em geral;
    • Respondendo a Perguntas;
  • APRESENTAÇÃO:
    • Organização e Planejamento;
    • Administrando o tempo;
    • Escolhendo o tema;
    • Elaborando um roteiro;
    • Checklist;
  • RECURSOS DE APRESENTAÇÃO:
    • Como e quando utilizar os recursos áudio visuais (RAV);
    • Recursos de apoio;
    • Uso do microfone;
    • Uso do pedestal;
    • Uso do púlpito;
  • TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO:
    • Gesticulação, movimentos, caminhar, olhar;
    • Comunicação verbal e não verbal (o corpo fala);
    • Voz: emissão, cuidados e exercícios;
  • APRESENTAÇÃO PESSOAL:
    • Expressão corporal;
    • Imagem pessoal;
    • Postura e fisionomia;
  • TIPOS DE APRESENTAÇÃO:
    • Palestra;
    • Discurso;
    • Leitura;
    • Reuniões;
    • Apresentação de produtos e projetos;
    • Entrevistas para TV e Rádio;
  • LINGUAGEM:
    • Vícios de linguagem;
    • Formal e informal;
    • Pronomes de tratamento.

 
EIXO LIDERANÇA E EQUIPES:

  • EVENTO 1 – As Gerações e seus conflitos:
  • Reflexão com a equipe dos gestores a respeito dos comportamentos das gerações existentes na empresa;
  • Conflitos entre as diferentes gerações profissionais (de líderes e/ou liderados);
  • Comportamentos que estão deteriorando o clima organizacional;
  • Dificuldades em reter os jovens talentos;
  • Dificuldades em preparar novos líderes e garantir a continuidade do negócio;
  • Os desafios da Geração Y.
  • EVENTO 2 – Programa de Formação de Liderança (com foco na Geração Y):
  • Formação da equipe de gestores da organização com foco na gestão da Geração Y;
  • São 10 encontros de 8 horas cada, subdivididos da seguinte forma: (cada encontro pode ser vendido como um curso)
  • ATRAÇÃO DE TALENTOS:
  • Criatividade e inovação na exploração de recursos no recrutamento e seleção;
  • A parceria da área de RH com o gestor na seleção de potenciais;
  • Estratégias para descobrir talentos;
  • Criação de vínculo e interesse entre talento e empresa.
  • ÉTICA:
  • Integridade em um cenário de intensas mudanças;
  • Vida profissional e pessoal – equilíbrio e integridade;
  • Ética e Caráter não se negociam;
  • A influência da experiência e o novo papel dos líderes.
  • AUTOCONHECIMENTO:
  • Conceituando autoconhecimento;
  • Definição do Estilo de Liderança e do Nível de Maturidade da Equipe (autoavaliação);
  • Tipos psicológicos e suas características (autoavaliação);
  • Como integrar parceiros com expectativas e objetivos aparentemente distintos.
  • GESTÃO DE MUDANÇAS:
  • Conceituando mudanças;
  • Como liderar em ambientes de intensas transformações;
  • Tomada de decisão em um ambiente dinâmico.
  • ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO:
  • Tempo – recurso escasso ou mal utilizado?
  • Luxo do século XXI;
  • O desafio das prioridades – se não temos o controle sobre a quantidade do nosso tempo, podemos atuar de forma decisiva na qualidade de sua utilização;
  • Escolhas – o processo de decisão;
  • As quatro questões do Planejamento pessoal.
  • COMUNICAÇÃO EFICAZ:
  • Comunicação – a chave para equipes engajadas e motivadas;
  • Utilizando o feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas.
  • GESTÃO DE CONFLITOS:
  • Comunicação – a chave para equipes engajadas e motivadas;
  • Utilizando o feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas;
  • Reflexão com a equipe dos gestores a respeito dos comportamentos das gerações existentes na empresa.
  • LÍDER FORMANDO JOVENS LÍDERES:
  • O papel do líder nas organizações;
  • Liderança pessoal e liderança de equipe;
  • Novas competências do líder.
  • LIDERANÇA EDUCADORA:
  • A influência da experiência;
  • Formação de sucessores;
  • O reconhecimento de figuras de autoridade;
  • As dimensões para identificar o talento (qualificação, interesse e desempenho).
  • FORMAÇÃO DE MENTORES:
  • Ser modelo, ser referência;
  • Compreensão dos pilares básicos para a formação do Mentor;
  • A mentoria corporativa como carreira: missão ou ocupação?
  • Requisitos necessários ao mentor (CHA).

 
EIXO MARKETING:

  • EVENTO 1 – Etiqueta Pessoal e Profissional:
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:
  • Regras para uma boa convivência no ambiente de trabalho: celular, ar condicionado; barulhos, hábitos de higiene, tiques, etc;
  • Relacionamento interpessoal como ferramenta de trabalho do profissional de sucesso;
  • Inteligência Emocional;
  • MARKETING PESSOAL:
  • Aprimorar seu Marketing Pessoal e sua Comunicação Interpessoal;
  • Apresentar-se eficazmente em encontros profissionais para ampliar sua rede de contatos e destacar-se profissionalmente;
  • Como construir seu Marketing Pessoal através do Network (rede de relacionamentos);
  • Utilizando as redes sociais de maneira adequada para ampliar sua rede de relacionamentos;
  • IMAGEM PESSOAL:
  • Expressão corporal;
  • Postura e fisionomia;
  • Vestir-se adequadamente no ambiente de trabalho, adotando o visual de um (a) executivo (a) de sucesso;
  • Tipos de vestimentas para todas as ocasiões;
  • Cabelo; Maquiagem; Acessórios;
  • Expressão Facial;
  • Cuidados em geral;
  • ETIQUETA PROFISSIONAL:
  • O que é Etiqueta e código de etiqueta;
  • Gentileza e cortesia;
  • Regras de etiqueta e boas maneiras no ambiente de trabalho;
  • Conhecer as regras básicas de etiqueta à mesa para adotá-las nos almoços e jantares de negócios;
  • Adotar o comportamento exato em relacionamentos de negócios;
  • Auto maquiagem e cuidados com a aparência (para as mulheres).
  • ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO:
  • O vocabulário adequado na comunicação escrita e verbal;
  • Respeitando a língua portuguesa;
  • Conversação formal e informal;
  • Comunicação interpessoal: as vantagens de se comunicar bem;
  • Pronomes de tratamento nas apresentações e cumprimentos;
  • Celular, telefone, e-mail, recado, comunicação eletrônica em geral.
  • EVENTO 2 – Mulheres de Sucesso:
  • Conceituando Sucesso;
  • Como aprendemos e percebemos o mundo a nossa volta;
  • Modelos Mentais – como fomos educadas e “criadas”;
  • Porque somos assim: Crenças e Posturas;
  • Preconceitos e paradigmas sobre a Mulher;
  • Relações sociais de Sucesso;
  • O passo a passo da mudança;
  • O poder da escolha;
  • Resignificando valores;
  • Alinhamento de expectativas.
  • Autoestima em alta – Você é a sua melhor marca;
  • Regras de etiqueta e boas maneiras no ambiente de trabalho;
  • Conhecendo as regras básicas de etiqueta à mesa para adotá-las nos almoços e jantares de negócios;
  • Adotando o comportamento exato em relacionamentos de negócios;
  • Aprimorandoo Marketing Pessoal e a Comunicação Interpessoal;
  • Apresentando-se eficazmente em encontros profissionais para ampliar sua rede de contatos e destacar-se profissionalmente;
  • Como construir seu Marketing Pessoal através do Network (rede de relacionamentos);
  • Utilizando as redes sociais de maneira adequada para ampliar sua rede de relacionamentos;
  • Expressão corporal;
  • Postura e fisionomia;
  • Vestindo-se adequadamente no ambiente de trabalho, adotando o visual de uma executiva de sucesso;
  • Tipos de vestimentas para todas as ocasiões;
  • Cabelo; Maquiagem (aula prática); Acessórios;
  • Expressão Facial.
  • EVENTO 3 – Atendimento e Entendimento do Cliente:
  • Atendimento e entendimento das necessidades do Cliente;
  • Percepção de valor;
  • Comunicação eficaz.

 
EIXO GESTÃO DE PESSOAS:

  • EVENTO 1 – Gestão de Pessoas por Competências:
  • Ferramentas de Gestão de Pessoas de acordo com o Modelo de Gestão de Pessoas por Competências;
  • Atração e Seleção de Talentos;
  • Desenvolvimento de Talentos;
  • Avaliação de prontidão;
  • Remuneração de Talentos.

II –APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL:
CARLA MACHADO:
Graduada em Psicologia pela UNIC – Universidade de Cuiabá em 1995, pós graduada em Gestão de Cooperativas de Crédito pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso;MBA em Gestão de Pessoas, pela FGV – Fundação Getúlio Vargas/Rio; Gestão Pública, pelo ICE – Instituto Cuiabano de Ensino e pós graduanda em Docência do Ensino Superior pelo UNIVAG. Foi precursora em Mato Grosso na implementação do Modelo de Gestão de Pessoas por Competências na maior indústria brasileira de fabricação de torres e postes de telecomunicações e energia elétrica, a Bimetal. Atuou na área de Recursos Humanos como Gestora de RH de grandes empresas como Sicredi, Agenda Assessoria e Sescoop; trabalha como Consultora de Gestão de Pessoas, desde 1994, em empresas de diversos segmentos; como Facilitadora de grupos no desenvolvimento de pessoas e equipes, em empresas públicas e privadas; como Palestrante sobre temas relacionados ao comportamento humano e, como Educadora, na graduação e na pós graduação (lato sensu), como docente de diversas disciplinas para os Cursos de Gestão de Pessoas, em renomadas Instituições de Ensino Superior, na capital e no interior do estado de Mato Grosso, como UNIC, UNIVAG, IBG e ICAP. É Instrutora certificada do FORMACRED, Programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito e do Programa de Gestão de Pessoas da Geração Y, pelo Sesi MT.
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Carla Machado
Cel: (65) 8126-6992
carlas-machado@hotmail.com

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