
- Este evento já passou.
Curso: Siconfi e Matriz de Saldos Contábeis
05 abril 2021 - 08:00 | 07 abril 2021 - 12:00
R$600,00Curso: Siconfi e Matriz de Saldos Contábeis
Data: 05, 06 E 07 de abril de 2021
Local: ao vivo Plataforma ZOOM.
Turno: das 08h às 12h- Horário MT
Incluso: Material didático e Certificado de Participação.
Carga Horária: 12 h/a
INSTRUTOR | |
Aldemir Nunes da Cunha – Aldemir Nunes da Cunha – Contador Público Federal. Exerce atividades na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Trabalhou na Secretaria do Tesouro Nacional – STN até 2018 no sistema Siconfi e na Matriz de Saldos Contábeis. Exerceu atividades no Núcleo de Transparência e Consolidação das Contas Públicas. Ministrou os módulos do Siconfi e MSC na Semana Contábil e Orçamentária para Estados e Municípios – Secofem, promovido pela STN/Conselho Federal de Contabilidade. É palestrante e instrutor de cursos relacionados à gestão pública em todo Brasil. Possui especialização em Gestão Pública. Graduado em Ciências Contábeis. Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação pela UFRB.
|
|
PÚBLICO-ALVO | |
Gestores públicos, Contabilistas, Servidores dos departamentos de Contabilidade ou de Finanças, responsáveis pela elaboração, assinatura e envio dos Relatórios Fiscais e Contábeis à STN. Servidores do departamento de Controle Interno dos Órgãos Públicos e desenvolvedores de sistemas que precisam entender os procedimentos para a geração da MSC pelos sistemas de seus Órgãos | |
OBJETIVO | |
O Siconfi é a ferramenta disponibilizada pela STN para recepcionar os relatórios Contábeis e Fiscais (RREO, RGF e DCA) de todos os Poderes e Órgãos da Administração Pública Brasileira, conforme a LRF. Visando o aperfeiçoamento das contas públicas nacionais, a STN disponibilizou para todos os entes Federados a Matriz de Saldos Contábeis – MSC.
A ausência de envio dos relatórios Fiscais, Contábeis e da Matriz de Saldos Contábeis acarreta para o ente Federado, inadimplência perante o CAUC, ficando o estado ou município impedido de receber transferências voluntárias, bem como realizar operações de crédito com agentes financeiros, gerando assim, uma série de transtornos para a Gestão Pública responsável. O curso tem como objetivo capacitar os seus participantes, com bases teóricas e práticas para o correto preenchimento e envio dos relatórios contábeis e fiscais, bem como para a geração da Matriz de Saldos Contábeis por parte de todos os Poderes e Órgãos dos entes da Federação. Na funcionalidade de MSC, entenderá como carregar uma MSC e gerar os rascunhos dos relatórios fiscais a partir destes envios; realizar “De-Para” do Plano de Contas e Informações Complementares para o padrão definido pelo Siconfi. Estará capacitado também para realizar as mais diversas consultas a partir de dados gerados pelo Siconfi, para auxiliar os Gestores Públicos, por meio de informações gerenciais úteis à Administração Pública.
PÚBLICO-ALVO
Gestores públicos, Contabilistas, Servidores dos departamentos de Contabilidade ou de Finanças, responsáveis pela elaboração, assinatura e envio dos Relatórios Fiscais e Contábeis à STN e servidores do departamento de Controle Interno dos Órgãos Públicos.
|
|
ESTRUTURA CURRICULAR:
|
|
Parte I – Introdução e operação das funcionalidades do Siconfi
Cadastramento e principais funções; Instruções de preenchimento e validações; principais erros e soluções dos relatórios RREO, RGF e DCA; penalidades pelo não envio dos relatórios contábeis e fiscais para o Siconfi – Atualização Normativa (CAUC, Obrigatoriedade).
Parte II – Matriz de Saldos Contábeis – MSC Introdução à MSC: Objetivos e avanços para a Gestão Pública; Tipos e formas de envio; Estrutura: Plano de Contas e Informações Complementares; PCASP Estendido: Sua função e funcionamento, esclarecimento de dúvidas; Informações Complementares – Definição, objetivo e discussão sobre todas as informações complementares a serem utilizadas no exercício de 2021; Procedimentos para a geração dos relatórios a partir da MSC: “De-para” das contas contábeis e informações complementares; Carregamento das MSCs e geração dos rascunhos dos Relatórios Fiscais – RREO e RGF. Consultas a partir de dados gerados pelo Siconfi.
|