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CURSO: Ouvidoria Pública – Curso prático com modelos e resolução de casos
agosto 31 - 08:00 | setembro 1 - 12:00
R$1050,00CURSO: Ouvidoria Pública – Curso prático com modelos e resolução de casos
Local: Cuiabá – MT
Data: 31 de agosto e 01 de setembro de 2023.
Horário: quinta-feira: 08h às 12h / 13h30 às 17h30. sexta -feira: 08 às 12h00.
Incluso: Material didático, Certificado de Participação e Coffee Break
Carga Horária: 12/h
COORDENAÇÃO GERAL:
ATAME MT
PÚBLICO-ALVO:
Servidor Público responsável pela Ouvidoria ou na função de Ouvidor, e demais membros da administração pública que tenham co-relação com as atividades e ações de Ouvidoria: Controladores Internos, Assessores Jurídicos, Procuradores e interessados sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos.
OBJETIVO:
Adequação e atendimento a Lei Federal nº 13.460 de 26 de junho de 2017, em especial, ao cumprimento das determinações impostas pela Nota Técnica nº 02 de 5 de outubro de 2021 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE/MT, a qual incluiu no Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2022 a fiscalização acerca da regulamentação e adequação à Lei 13.460/2017, fixando como ponto de controle no julgamento das Contas do exercício de 2022 dos gestores (Prefeituras e Câmaras).
INSTRUTOR:
Professor JONATHAN TELLES – Servidor Público municipal concursado no cargo de Controlador Interno, exerce a função de Ouvidor Público desde 2012. Pós Graduado Especialista em Ouvidoria Pública com Certificação Avançada em Ouvidoria pela ENAP e Mestrando em Administração Pública. Professor e palestrante sobre os temas Controle Interno Municipal e Ouvidoria Pública.
ESTRUTURA CURRICULAR:
1 – CONTEXTO HISTÓRICO: Estado Democrático de Direito. Democracia participativa. Formas de participação popular. Legislação pertinente e Controles na Administração Pública. Tutela de Direitos. Captação legal de sufrágio.
- COMO IMPLANTAR A OUVIDORIA NO MUNICÍPIO: Base legal. Modelo de normas de criação e regulamentação da Ouvidoria. Princípios e diretrizes. Designação do Responsável.
- DO OUVIDOR: Perfil do Ouvidor. Forma de Ingresso. Atribuições precípuas. Objetivos da Ouvidoria. Competência. Relatório de Gestão.
- DAS MANIFESTAÇÕES. Tipos de manifestações. Competências. Análise Prévia. Comunicação de Irregularidade. Requisitos Mínimos de Autoria. Complementação de Informação. Prazo para resposta. Decisão Final Administrativa. Apuração dos Fatos. Modelos de Despacho e tratamento. Exemplos práticos.
- RELATÓRIO DE GESTÃO: Periodicidade. Consolidação das Informações: apontar falhas e sugerir melhorias. Indicação mínima de: quantidade, descrição, pontos recorrentes e providências adotadas pela administração. Soluções apresentadas. Encaminhamento a autoridade máxima e disponibilização integral na internet.
- CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO: Informações, formas de acesso, linguagem, requisitos, etapas, prazo, forma e locais para apresentar manifestações. Compromissos e padrões de qualidade no atendimento: prioridades. Previsão de tempo de espera, mecanismos de comunicação, meios para receber e responder as manifestações dos usuários, consulta acerca do andamento. Atualização periódica e divulgação.
- CONSELHOS DE USUARIOS. Fortalecimento do Controle Social. Órgão Consultivo. Atribuições. Composição dos membros.
- AVALIAÇÃO CONTINUA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. Aspecto de avaliação. Periodicidade. Resultado e Publicação. Melhoria dos Serviços Públicos.
9. BOAS PRÁTICAS: modelos e casos de sucessos para implantar em sua Ouvidoria.
INVESTIMENTO:
Valor do Curso: R$1.050,00 por pessoa
Terá direito ao certificado o participante que obteve 75% de presença ou mais;
* A Empresa se reserva ao direito de cancelar o curso, com cinco dias de antecedência, se o
número de inscritos for menor que 25.
ATENÇÃO! VAGAS LIMITADAS!
* Esse Curso poderá ser realizado “IN COMPANY”